A VIAGEM ÉPICA AO BRASIL














Veja a rara película abaixo! !  É o retrato da imigração. Consta da Certidão de Desembarque expedida pelo Memorial do Imigrante em São Paulo que, no dia 18 de julho de 1901, dois irmãos e suas famílias nascidos em Leverano/Lecce, sul da Itália, respetivamente, Floriano Zizzi (40 anos), sua mulher Luzia (40 anos) e seus filhos: Addolorata (11 anos), Annisia (08 anos), Giuseppe ( 06 anos), Luigi (04 anos) e Antonio ( 1 mês), e, Salvatore Zizzi (35 anos), sua mulher Addolorata (39 anos), e seus filhos: Verginia (11 anos), Giuseppe (07 anos), Raffaele ( 06 anos) e Giovanni (02 anos), partiram no navio a vapor Città Di Milano, numa viagem que durou de 24/25 dias, desembarcando no Porto de Santos em 10 de agosto de 1901. Após o desembarque, viajaram dois dias de trem de Santos até a Hospedaria do Imigrante, ali permaneceram alguns dias, e, definitivamente, pegaram um outro trem na antiga estrada de ferro Sorocabana com destino ao distrito de Cerqueira Cezar, oeste paulista, para trabalharem na fazenda de Henrique Cunha Bueno.




RECONSTRUINDO NOSSA HISTÓRIA



.
Alvorecer do século XX. Ponto de partida da reconstrução da família Zizzi. Nós, descendentes direto desses bravos imigrantes, pretendemos resgatar, reavivar e desvelar a história de nossos ancestrais que varridos do campo, pelo vento árido do capitalismo, não lhes restando outra saída, partiram de uma nação esfacelada, um mosaico de cidades-estado, dantes, chamada Itália, rumo ao éden prometido, terra do ouro verde, chamada Brasil. O campesinato, a base da sociedade, principalmente, sulista da Itália, sobre a qual se assentava o pilar ideológico – cultural, culminou com o empobrecimento dos que tinham como força de trabalho a lavoura, a principal fonte de sustento de suas famílias. Naquele momento, o sentimento nacionalista de um povo, outrora conhecido e ostentado como o orgulho italiano, adentrava no inferno da Divina Comédia de Dante, porém, sozinhos, desamparados, do guia espiritual de Virgílio, na esperança de um dia ascender ao Paraíso. Assim chegaram à porta do Inferno!




Entrado do Inferno de Dante - Ilustração de William Baker

Centenas e milhares de anônimos, sem identidades, sem brasões, com raras exceções, transformaram-se numa massa homogênea condenada à miséria e à fome. Naquela turbulência a conhecida Agência Ângelo Fiorita & Companhia, empresa norte-americana, em parceria com o governo do estado de São Paulo, que buscava suprir a falta de mão-de-obra escrava no Brasil, deu carta branca a esses agentes, para recrutarem e aliciarem os pobres italianos com falsas promessas, vendendo uma boa imagem "made in Brazil". Ironia ou não do destino, era o que se via e se lia nos cartazes estampados nos Portos de Nápoles e Gênova à época:



Cartaz da propaganda, prometendo terra e abundância no Brasil







"Na América - Terras no Brasil para os italianos. Navios em partida todas as semanas do Porto de Gênova. Venham construir os seus sonhos com a família. Um país de oportunidade. Clima tropical e abundância. Riquezas minerais. No Brasil vocês poderão ter o seu castelo. O governo dá terras e utensílios a todos."




Mas, no pano de fundo, imperava uma acordo de "cavalheiros": Italianos que estivessem em plena atividade de trabalho e filhos com idade de produzir. Esta a condição, sine qua non, o passaporte carimbado para fazerem às vezes dos negros, livres no Brasil de 1888. Em outras palavras: Escravos brancos! Como a mão e a luva: Os italianos eram católicos, falavam uma língua latina e tinham costumes parecidos com a raiz luso-brasileira. Assim a emigração resultou na amarga solução. Esse era o quadro fático. Triste quadro fático. E, assim, no dia dezoito de julho de mil novecentos e um, lentamente, enquanto o navio vapor Città Di Milano, deixava o Porto de Nápoles, ouviam-se confusos, dois cantos de despedida:


"Noi, italiani lavoratori,Allegri andiamo nel Brasile,E voi altri, d’Italia signoriLavoratelo il vostro badileSe volete mangiare".("Nós, italianos trabalhadores, / Alegres partimos para o Brasil, / E vós que ficais, da Itália senhores / Trabalhai empunhando a enxada / Se quereis comer")."Andiamo in’ Merica.Andiamo a raccogliere caffè.Andiamoin’Merica"(...)."


Contudo, uma verdade uníssona, nesta canção popular:



"A Itália é pequenina e tem gente em quantidade e esta é a ruína, pois não se pode viver; e todos querem ir à América para ganhar o pão para papai e mamãe."






Assim, centenas de italianos subiam a tábua estendida do cais ao navio, com sarrafos pregados ao meio, como se fosse uma escada, um a um começou a aventura pelo desconhecido. Da proa do navio observam silenciosamente o oceano misterioso e.... num olhar distante, parado, num último adeus a esperança que morria, no sonho que se ficava. Só restava partir. Deixar a casa, os pertences, o campanário... É hora de arrumar o baú, pegar o trem até o porto de Napoli, conseguir a passagem, embarcar no navio, e navegar até o outro lado, o novo mundo, o mesmo com o qual sonhou Cristóvão Colombo. Depois, à América Latina à mercê da própria sorte. Na bagagem de seus corações traziam a mingua dos restos de saudades, restos de lembranças, e restos de um futuro lotérico, longe da velha Itália. Distantes da Comunidade de Leverano, onde nasceram. Mas, navegar era preciso! Navegar era a última odisséia e o destino de suas vidas! Esse o contexto histórico de treze únicos italianos com o cognome Zizzi que, no dia 18 de julho de 1901, do Porto de Nápoles, embarcaram no Navio Vapor Città Di Milano, um cargueiro de 3ª classe, da Companhia de navegação La Veloce, numa viagem épica que durou de 24 e/ou 25 dias com destino ao Brasil, onde desembarcaram no Porto de Santos - São Paulo, em 10 de agosto de 1901, com destino a Cerqueira Cezar – Fazenda Coronel Henrique Cunha Bueno.

                                                             Vapor - Città Di Milano

http://www.giulianovaweb.it/Nonno_d'America/navi/a_navi/Albania.htm










Nós, filhos, netos e bisnetos, desses heróicos guerreiros, sobretudo, o corpo, o sangue e a alma, ascendentes dos Garibaldis dos dois mundos, temos a honra e o compromisso inadiável de reconstruir essa façanha dos que deixaram para trás, o sonho de paz e prosperidade, embarcados e intorpecidos pela incerteza do além-mar.



Ilustração do italiano Giuseppe Bandi, publicada em 1889 mostrando Giuseppe Garibaldi carregando o corpo de sua mulher, Anita Garibaldi, morta por soldados papais, em 1849. Ambos são heróis tanto no Brasil quanto na Itália.

Floriano Zizzi, nosso bisavô, e seu irmão Salvatore Zizzi, juntos com suas mulheres e filhos, entraram no Brasil como agricultores. Contudo, documentos resgatados no Memorial do Imigrante ( Certidão de desembarque e Certidão do livro) em São Paulo do Archivio Di Stato Di Lecce na Itália, revelaram que ele, Floriano Zizzi foi um músico! Tocava Trombone e Saxofone!!!!!!!!!!! Foi garimpando e confrontado esses documentos que pudemos conhecer os nomes de seus pais: Guiseppe Zizi del fu Pietro (Ou seja, filho de Pietro já falecido) (com dois "zes") e sua mulher Maria Antonia Muci, além de datas de nascimentos, aniversários e mortes, e, finalmente, entender que o cognome Zizzi, seja lá, qual seu significado real, é, sem sombras de dúvidas, sinônimo de uma raça que, antes mesmo do nascer do sol, saiam em busca do tão precioso grão de mostarda, raro pela espécie. Afinal, queiramos ou não, é impossível prescindir do passado, da memória, da história. É desse lugar sem posição geográfica definida, denominado passado, que nos vêm as experiências acumuladas, os saberes transformados, os conhecimentos transversais que condicionam, interagem e informam os projetos, os planos, que nos deslocam para o futuro e para o presente. Esse o axioma maior: - Conhecer a história, para superar as várias mazelas sociais e a injustiças das raízes desses graves problemas que assolam o cotidiano, da forma como tentamos debelar tais dificuldades ao longo do tempo, das atuações governamentais e suas repercussões, dos posicionamentos assumidos pela sociedade civil e da própria cultura nacional? Preservar esse patrimônio da humanidade é dever de todos, pois, um povo sem história, e sem o Historiador, é um povo sem memória. Aqui pontuamos o resumo da história que passaremos a contar nesta modesta obra em que figuram como protagonistas: Terezinha Zizzi da Silva, Alexandre Zizzi da Silva, Estêvão Zizzi da Silva, José Antônio Rodrigues Zizzi, Fernando Ramos Zizzi, Rosana Ramos Zizzi, não esquecendo daqueles que já estão no plano espiritual que muito nos inspiram e nos ensinaram com suas vidas quando aqui estiveram. Esperamos que aqueles que passarem os olhos nessa página, pensem, reflitam, e da mesma forma, contribuam na preservação da cultura! Afinal, somos 25 milhões de descendentes Italianos espalhados de norte a sul do Brasil! Sem contar com outras raças a quem devemos muito.